top of page

sáb., 16 de set.

|

Lençóis Maranhenses

LENÇÓIS MARANHENSES PHOTOTOUR 2023

Os ingressos não estão à venda
Ver outros eventos
LENÇÓIS MARANHENSES PHOTOTOUR 2023
LENÇÓIS MARANHENSES PHOTOTOUR 2023

Horário e local

16 de set. de 2023, 19:00 – 23 de set. de 2023, 12:00

Lençóis Maranhenses, Barreirinhas, MA, 65590-000, Brasil

Sobre o evento

INFORMAÇÕES GERAIS

Período: 16 a 22  de Setembro de 2023

Investimento: R$ 6.910,00 ( hospedagem em apto. dublo)  R$ 7.300,00 ( hospedagem em apto. single )

Público-alvo: Interessados em fotografia de paisagens, vida selvagem, drone, astrofotografia, viagens e natureza.

• Minimo 08 participantes

Intensidade: Leve e Moderado

Sobre o local 

Barreirinhas é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população foi estimada em 62 528 habitantes conforme dados do IBGE de 2019, sendo o vigésimo mais populoso do estado. O município é conhecido como "Portal dos Lençóis maranhenses" pelo fato de abrigar o Parque nacional dos lençóis maranhenses, região turística que consiste em uma vasta área de altas dunas de areias brancas e de lagos e lagoas, também conhecido como "Deserto Brasileiro".

Atins, esta cativante vila no litoral maranhense é limitada pela foz do Rio Preguiças em um lado e pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no outro. O afastamento de Atins atraía amantes da natureza, assim como kite e wind-surfers. Não há ruas pavimentadas e dificilmente há um carro à vista. As deslumbrantes dunas e lagoas cristalinas do Parque Nacional estão a menos de um quilômetro de distância. Do outro lado do rio, os Pequenos Lençóis podem ser explorados em 4x4, e o belo ibis escarlate pode ser visto voando durante o pôr-do-sol.

Fotógrafo:

Renato Machado fotógrafo e autor do livro Paisagens Secretas Sul do Brasil, dedica-se à fotografia há mais de 10 anos. Durante esse tempo, viajou pelo deserto do Saara, Egito, Ilha de Páscoa, Arquipélago da Polinésia, mas foi a partir de 2015, depois de uma viagem à Patagônia, que a paixão virou assunto sério na vida dele, que se especializou em fotografia de paisagem. Natural de Florianópolis, Santa Catarina, Renato Machado mora em Joinville e já participou de concursos internacionais como Sony World Photography Award e Zeiss Photography Award 2016, além de ter fotos publicadas no National Geographic e Fotografe Melhor.

ROTEIRO

16/09 - São Luís do Maranhão - Inicio

Todos serão recebidos no hotel em São Luis do Maranhão para o jantar de boas vindas, previsto para as 20:00 horas  e briefing sobre o roteiro desta maravilhosa expedição. Após o briefing, um merecido descanço para a aventura que nos espera.

Observação: Todos devem estar no hotel com check-in realizado até as 19:30. O transfer até o hotel é por conta de cada participante.

17/09 – São Luís / Barreirinhas / PNLM (Mirar das Estrelas – Lagoa Azul) 

As 08h30 da manhã saímos com destino a Barreirinhas em traslado via terrestre (260 km em Aprox. 04h, por estrada de asfalto). Parada para lanche (não incluso) na cidade de Morros. Chegada e acomodação. As 15h30 traslado hotel/balsa para travessia pelo Rio Preguiças que dá acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM). O percurso da trilha dura em média 45 minutos, aos pés das dunas descemos do veículo e iniciamos caminhada até o melhor ponto para apreciar o Pôr do sol com tempo livre para fotografia. Após este espetáculo tempo livre nas lagoas e pequenas caminhadas próximas. A partir das 19hs o céu já estará com belas estrelas para observação, após piquenique servido retornaremos à Barreirinhas as 21hs. Noite livre. Pernoite em Barreirinhas com café da manhã.

18/09 – Barreirinhas / PNLM (Café da manhã – Lagoa Bonita) 

As 03h30 traslado hotel/balsa para travessia pelo Rio Preguiças que dá acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhense - PNLM. O percurso da trilha dura em média 45 minutos, chegando ao local escolhido podemos contemplar o céu estrelado e as luzes de Barreirinhas ao longe. Vamos apreciar o nascer do sol com bastante tempo livre para fotografia. Depois tomar um belo café da manhã com vista para as lagoas dos Lençóis Maranhense. Após este espetáculo, retorno a Barreirinhas as 08h30. Pernoite em Barreirinhas com café da manhã.

19/09 – Barreirinhas / Rio Preguiças / Atins / Canto de Atins 

As 08h30 transfer para o porto de Barreirinhas. Navegamos o Rio Preguiças (a origem do seu nome seria a presença de muitos bichos-preguiça que habitavam as matas das margens do rio, além de ter suas águas mansas e tranquilas, influenciadas pelas correntes de vazante e enchente) em direção a Foz do Rio, antes passaremos pela vegetação constituída de palmeiras e mangues em suas margens. A nossa primeira parada é em Vassouras (Pequenos Lençóis). Tempo livre para conhecer os macacos pregos que habitam o mangue que fica ao lado da Praia (Não alimente os Macacos). Seguiremos pelo rio onde na margem direita estão os povoados Espadarte, Morro do Boi e Moitas (povoados habitados por pescadores) com as belas praias e dunas dos Pequenos Lençóis até chegar ao povoado de Mandacaru, onde está localizado o Farol do Preguiças. Subiremos o farol, de onde é possível ter uma visão privilegiada da região, veremos as dunas, o rio, sua foz, o oceano e a vegetação típica. Após a visita ao farol a lancha seguirá até a Praia Atins, transfer para pousada por volta das 13hs. As 15hs embarque em 4x4 seguindo para visita até as Lagoas da época (Canto do Atins), tempo livre para fotografia até as 19hs. Após este horário seguimos de volta para a Pousada escolhida. Pernoite em Atins com café da manhã.

20/09 – Atins / Ponta do Mangue / Revoada 

Pela manhã às 04hs embarque em 4x4 seguindo para visita as Lagoas de Ponta do Mangue com tempo livre para fotografia do nascer do sol. Retorno à Atins às 08hs. Às 16h30 traslado pousada/porto e embarque em lancha voadeira com deslocamento até o ponto onde poderemos ver os Guarás se aninhando para dormir (Revoada). O Guará é uma das mais espetaculares aves do globo, sua plumagem é vermelha carmesim quando adulto, sua coloração deve-se a um pigmento de cor vermelha presente nos caranguejinhos dos quais se alimenta. Anda vagarosamente na água rasa, com a ponta do bico submersa, abrindo e fechando as mandíbulas em busca de caranguejos, tais como a Chama-Maré ou Sarará e o Maraquani. Após a revoada, voltamos para Atins. Pernoite em Atins com café da manhã.

21/09 – Atins / Barreirinhas / São Luís 

As 13hs transfer para o porto de Atins e embarque em lancha voadeira com destino à Barreirinhas. Chegada e embarque em carro para retorno a São Luís via terrestre (260 km em Aprox. 04h por estrada de asfalto). Chegada estimada em São Luis aproximadamente entre 17:00 e 18:00. Faremos o check-in no hotel e fim da expedição.

Observação: todos terão a opção de hospedagem neste dia no hotel com cafe da manhã. O transfer ao aeroporto será por conta de cada participante.

INCLUSO

* Deslocamento para os passeios em veículo com ar condicionado;

* Guiamento especializado nos passeios mencionados no roteiro;

* Transfer São Luis x Barreirinhas privativo;

* Tour Mirar das Estrelas (Lagoa Azul) com pic-nic privativo;

* Tour Nascer do Sol com café da manhã Lagoa Bonita privativo;

* Tour Rio Preguiças Atins privativo;

* Tour Canto do Atins privativo;

* Tour Ponta do Mangue privativo;

* Tour Revoada dos Guarás privativo;

* Transfer Atins x Barreirinhas privativo;

* Transfer Barreirinhas x São Luis privativo;

* Hospedagem em Sao Luis do Maranhão chegada e final da expedição e durante todo o roteiro;

* Taxas ambientais e entradas nos atrativos;

* Café da Manhã;

* Acompanhamento fotográfico com Renato Machado;

NÃO INCLUSO

• Hotéis e refeições antes do inicio e após o término do roteiro.

• Equipamento fotográfico.

• Equipamento pessoal.

• Despesas aeroportuárias ou passagens aéreas.

• Gorjetas e despesas extras.

• Almoço e Jantar

• Bebidas alcólicas.

SUGESTÃO DO QUE DEVE SER LEVADO

  • Drone
  • Câmera fotográfica e lente (s).
  • Cartões de memória.
  • Lanterna de cabeça e pilhas.
  • Tripé.
  • Disparador remoto.
  • Filtro polarizador circular.
  • Protetor solar.
  • Repelente de insetos.
  • Boné ou chapel
  • Botas para caminhada
  • Mochila pequena.

FORMA DE PAGAMENTO:

40% na aprovação através de transferência / PIX e saldo parcelado no cartão de crédito / transferencia bancária /  ( consultar quantidade de parcelas ).

As inscrições se darão através de preenchimento da ficha de inscrição, a ser enviada,  onde a  reserva será confirmada somente após  depósito de 40% do valor total.

CONDIÇÕES  PARA CANCELAMENTO

Para confirmação da expedição será necessário o numero mínimo de 8 participante. Caso ocorra a desistência na viagem o valor de sinal não será reembolsável.

Caso ocorra desistência por parte do inscrito, este deverá formalizar por escrito  para o e-mail renato280969@gmail.com.

As demais variações da politica de cancelamento serão tratadas conforme segue:

- Até  90 ( noventa ) dias antes da viagem  o pagamento de multa ( sinal ) de 40% (quarenta por cento);

- Mais de 45 ( quarenta e cinco dias ) e menos de 90 ( noventa ( noventa) dias da viagem  multa de 60% (sessenta por cento)

do valor contratado;

- Menos de 45 (quarenta e cinco) dias do início da viagem não proporcionará o direito ao reembolso das quantias pagas.

ATENÇÃO: A confirmação da expedição depende do numero mínimo de 08 inscrições. Caso ocorra o cancelamento da expedição por parte dos organizadores, os valores até o presente momento serão ressarcidos aos participantes integralmente sem nenhum tipo de correção.

Alterações nas condições climáticas podem promover ajustes no roteiros necessitando da adaptação na melhor forma.

Compartilhe esse evento

bottom of page