top of page
RENATO LOGO EXPEDICOES BRANCO.png

Lençóis Maranhenses

Expedição Fotográfica com Renato Machado

SETEMBRO/2023

Um pouco sobre este maravilhoso destino.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma área protegida na costa atlântica norte do Brasil. É conhecido pela sua vasta paisagem desértica de grandes dunas de areia branca e pelas lagoas sazonais de água da chuva.

 

A Lagoa Azul e a Lagoa Bonita são duas das maiores lagoas. O ecossistema diversificado do parque inclui pântanos de mangais. As cidades vizinhas de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão servem de porta de entrada para o parque. 

É aqui que a grande aventura acontece. A Expedição Fotográfica Lençóis é dedicada aos amantes da natureza, sendo fotógrafos ou não fotógrafos.

Seja meu convidado e venha fotografar as belezas de Lençóis  no maravilhoso estado do Maranhão.

 

INFORMAÇÕES  GERAIS

Período: 16 a 22  de Setembro de 2023

Investimento individual:

R$ 6.250,00 ( hospedagem em apto. dublo)  R$ 6.850,00 ( hospedagem em apto. single)

Público-alvo: Interessados em fotografia de paisagens, vida selvagem, astrofotografia, viagens e natureza.

 

ROTEIRO

1º dia  16/09 - São Luís do Maranhão - Inicio

Todos serão recebidos no hotel em São Luis do Maranhão para o jantar de boas vindas, previsto para as 20:00 horas  e briefing sobre o roteiro desta maravilhosa expedição. Após o briefing, um merecido descanço para a aventura que nos espera.

Observação: Todos devem estar no hotel com check-in realizado até as 19:30. O transfer até o hotel é por conta de cada participante.

 

2º dia 17/09 – São Luís / Barreirinhas / PNLM (Mirar das Estrelas – Lagoa Azul)

As 08h30 da manhã saímos com destino a Barreirinhas em traslado via terrestre (260 km em Aprox. 04h, por estrada de asfalto). Parada para lanche (não incluso) na cidade de Morros. Chegada e acomodação. As 15h30 traslado hotel/balsa para travessia pelo Rio Preguiças que dá acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM). O percurso da trilha dura em média 45 minutos, aos pés das dunas descemos do veículo e iniciamos caminhada até o melhor ponto para apreciar o Pôr do sol com tempo livre para fotografia. Após este espetáculo tempo livre nas lagoas e pequenas caminhadas próximas. A partir das 19hs o céu já estará com belas estrelas para observação, após piquenique servido retornaremos à Barreirinhas as 21hs. Noite livre. Pernoite em Barreirinhas com café da manhã.

 

3º dia 18/09 – Barreirinhas / PNLM (Café da manhã – Lagoa Bonita)

As 03h30 traslado hotel/balsa para travessia pelo Rio Preguiças que dá acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhense - PNLM. O percurso da trilha dura em média 45 minutos, chegando ao local escolhido podemos contemplar o céu estrelado e as luzes de Barreirinhas ao longe. Vamos apreciar o nascer do sol com bastante tempo livre para fotografia. Depois tomar um belo café da manhã com vista para as lagoas dos Lençóis Maranhense. Após este espetáculo, retorno a Barreirinhas as 08h30. Pernoite em Barreirinhas com café da manhã.

 

4º dia 19/09 – Barreirinhas / Rio Preguiças / Atins / Canto de Atins

As 08h30 transfer para o porto de Barreirinhas. Navegamos o Rio Preguiças (a origem do seu nome seria a presença de muitos bichos-preguiça que habitavam as matas das margens do rio, além de ter suas águas mansas e tranquilas, influenciadas pelas correntes de vazante e enchente) em direção a Foz do Rio, antes passaremos pela vegetação constituída de palmeiras e mangues em suas margens. A nossa primeira parada é em Vassouras (Pequenos Lençóis). Tempo livre para conhecer os macacos pregos que habitam o mangue que fica ao lado da Praia (Não alimente os Macacos). Seguiremos pelo rio onde na margem direita estão os povoados Espadarte, Morro do Boi e Moitas (povoados habitados por pescadores) com as belas praias e dunas dos Pequenos Lençóis até chegar ao povoado de Mandacaru, onde está localizado o Farol do Preguiças. Subiremos o farol, de onde é possível ter uma visão privilegiada da região, veremos as dunas, o rio, sua foz, o oceano e a vegetação típica. Após a visita ao farol a lancha seguirá até a Praia Atins, transfer para pousada por volta das 13hs. As 15hs embarque em 4x4 seguindo para visita até as Lagoas da época (Canto do Atins), tempo livre para fotografia até as 19hs. Após este horário seguimos de volta para a Pousada escolhida. Pernoite em Atins com café da manhã.

 

 

5º dia 20/09 – Atins / Ponta do Mangue / Revoada

Pela manhã às 04hs embarque em 4x4 seguindo para visita as Lagoas de Ponta do Mangue com tempo livre para fotografia do nascer do sol. Retorno à Atins às 08hs. Às 16h30 traslado pousada/porto e embarque em lancha voadeira com deslocamento até o ponto onde poderemos ver os Guarás se aninhando para dormir (Revoada). O Guará é uma das mais espetaculares aves do globo, sua plumagem é vermelha carmesim quando adulto, sua coloração deve-se a um pigmento de cor vermelha presente nos caranguejinhos dos quais se alimenta. Anda vagarosamente na água rasa, com a ponta do bico submersa, abrindo e fechando as mandíbulas em busca de caranguejos, tais como a Chama-Maré ou Sarará e o Maraquani. Após a revoada, voltamos para Atins. Pernoite em Atins com café da manhã.

 

 

6º dia 21/09 – Atins / Barreirinhas / São Luís

As 13hs transfer para o porto de Atins e embarque em lancha voadeira com destino à Barreirinhas. Chegada e embarque em carro para retorno a São Luís via terrestre (260 km em Aprox. 04h por estrada de asfalto). Chegada estimada em São Luis aproximadamente entre 17:00 e 18:00. Faremos o check-in no hotel e fim da expedição.

Observação: todos terão a opção de hospedagem neste dia no hotel com cafe da manhã. O transfer ao aeroporto será por conta de cada participante.

DETALHES 

Fabio Bittar , São José dos Campos

“Ja estive em outros dois Phototours com o Renato Machado. As experiências vividas naqueles dias serão carregadas para sempre."

Flavio Juraszek, Curitiba

"Evento sensacional. A seleção de lugares nos permitiu não só desfrutar desta natureza maravilhosa em  Urubici, como também aprimorar as técnicas.."

Marcelo Bargiela , São Paulo

“Foi simplesmente fantástico. Seu trabalho na escolha do local, roteiro e acompanhamento revelou cuidado e respeito .”

Olá!

Meu nome é Renato Machado

fotógrafo e autor dos  livros  Paisagens Secretas Sul do Brasil e Cânions e Balões, dedica-se à fotografia há mais de 10 anos.

Durante esse tempo, viajou pelo deserto do Saara, Egito, Noruega, Ilha de Páscoa, Arquipélago da Polinésia, porém  foi a partir de 2015, depois de uma viagem à Patagônia, que a paixão virou assunto sério na vida dele, que se especializou em fotografia de paisagem. Natural de Florianópolis, Santa Catarina, Renato já participou de concursos internacionais como Sony World Photography Award e Zeiss Photography Award 2016, além de ter fotos publicadas no National Geographic e Fotografe Melhor. 

  • Twitter
  • Instagram
IMG-20190423-WA0003_2.jpg

Política de Cancelamento

Para confirmação da expedição será necessário o numero mínimo de 6 participante. Caso ocorra a desistência do contratante  na viagem,  o valor de sinal não será reembolsável. Confirmando o grupo, o valor do sinal será abatido da entrada.

Caso a viagem não ocorrer por força maior, será apresentada uma nova sugestão de data. Caso o contratante não tenha disponibilidade  o valor pago até a data será integralmente devolvido.

 

Caso ocorra desistência por parte do inscrito, este deverá formalizar por escrito  para o e-mail renato280969@gmail.com.

 

As demais variações da política de cancelamento serão tratadas conforme segue:

- Até  90 ( noventa ) dias antes da viagem  o pagamento de multa do  sinal  de 40% (quarenta por cento);

- Mais de 45 ( quarenta e cinco) dias  e menos de 90 ( noventa ) dias da viagem multa de 60% (sessenta por cento) do valor contratado;

- Menos de 45 (quarenta e cinco) dias do início da viagem não proporcionará o direito ao reembolso das quantias pagas.

dreamstime_m_20381241.jpg

Eu quero participar do Phototour Lençóis

  • Twitter
  • Instagram

Obrigado por enviar

bottom of page