
FOTOGRAFANDO PUMAS
Torres de Paine
com Renato Machado
Julho 2026

Um pouco sobre este maravilhoso destino.
Inverno Selvagem
Prepare-se para uma experiência única em um dos cenários mais impressionantes do planeta. Nesta expedição fotográfica, vamos explorar o majestoso Parque Nacional Torres del Paine durante o inverno, uma estação que transforma a paisagem em um espetáculo de silêncio e beleza.
O objetivo principal? Capturar a essência do esquivo e fascinante puma, o grande predador dos Andes.
O Destino:
Torres del Paine, no coração da Patagônia Chilena, é um paraíso selvagem, especialmente no inverno. Montanhas cobertas de neve, lagos cristalinos e o céu dramático criam um palco perfeito para a fotografia de paisagem e vida selvagem. O inverno também é o melhor momento para observar pumas, já que a vegetação mais baixa facilita a localização desses felinos majestosos.
O que esperar:
Aventura guiada: Especialistas em rastreamento de pumas e fotografia estarão ao seu lado para garantir segurança e as melhores oportunidades fotográficas.
Paisagens de tirar o fôlego: Explore glaciares, vales e as imponentes Torres, tudo emoldurado pela luz suave e etérea do inverno.
Conexão com a natureza: Sinta a imersão completa na vida selvagem da Patagônia, onde cada momento é um convite para contemplação e criatividade.
Experiência personalizada: Seja você um fotógrafo iniciante ou profissional, o roteiro será ajustado às suas habilidades e interesses.
Seja meu convidado e venha fotografar as belezas da vida selvagem Chilena.




Fotos Renato Machado
ROTEIRO
Dia 1 19/07/2026 - Puerto Natales
Chegada ao aeroporto de Puerto Natales. Recepção e traslado com destino ao Parque Nacional Torres del Paine com parada em Puerto Natalles e na Cueva del Milodom, nossa porta de entrada ao parque Torres del Paine. Em seguida seguiremos ao hotel em horário pré-definido para check-in. No final do dia, nos reuniremos no lobby do hotel, onde teremos um briefing sobre o dia a dia da viagem. Noite livre para jantar. Pernoite em Rio Serrano.
-
Todos devem estar disponíveis no aeroporto de Puerto Natales até o horário do almoço ( fuso Chile)
Dia 2 20/07/2026 – Torres del Paine / Estancia
Saída antes do amanhecer em busca da primeira luz do dia, com foco na observação e fotografias de pumas na base dos Cuernos del Paine. Iniciaremos a jornada explorando trilhas que nos levarão até uma imponente cachoeira, o Salto Grande, com várias oportunidades para capturar o contraste entre a natureza selvagem e a beleza do cenário ao redor. Durante o percurso, passaremos por pequenas áreas alagadas, onde a vegetação seca, consequência de incêndios anteriores, oferece possibilidades únicas de composição fotográfica. A diversidade de paisagens – desde montanhas grandiosas até vida selvagem e a flora recuperando-se do fogo – cria um ambiente perfeito para fotografias criativas.
Retorno ao hotel para almoço, seguido de tempo livre para descanso. Na parte da tarde, deslocamento até as margens do Lago Pehoe, onde, a partir do Mirador Pehoe, teremos a chance de fotografar a vasta paisagem, enquanto observamos a possibilidade de avistar pumas e outros animais em seu habitat natural. Faremos a espera pela luz ideal para capturar momentos únicos até o sol se pôr, com oportunidades para fotografias da vida selvagem e da luz dourada refletida nas montanhas e nas águas do lago.
Retorno ao hotel e pernoite.
Dia 3 21/07/2026 – Torres del Paine
Saída antes do amanhecer, com direção à Laguna Amarga, que oferece uma vista imponente das Torres del Paine. Este local é conhecido não só por suas paisagens dramáticas, mas também pela presença de pumas, que, ao amanhecer, são mais ativos. Passaremos um tempo explorando a região, com foco na captura de imagens desses felinos, além de outras espécies selvagens que habitam o local.
Seguindo viagem, faremos uma parada para fotografar a Cascata Paine, e ao longo do caminho, observaremos os Guanacos, cuja presença torna o cenário ainda mais encantador. Almoço-piquenique na Laguna Azul, onde a paisagem proporciona ótimas oportunidades para fotos da vegetação outonal, os reflexos das Torres e, claro, de pumas e raposas, que frequentemente cruzam a área.
Às 16h, iniciamos nossa primeira busca especializada por pumas, com um guia local experiente. Ele nos levará a pontos estratégicos, aumentando nossas chances de registrar imagens raras desses predadores em seu ambiente natural.
Retorno ao hotel para o jantar e pernoite.
Dia 4 22/07/2026 – Torres del Paine / Estancia
Saída antes do amanhecer em direção ao Mirador Condor. Faremos uma caminhada de nível moderado a desafiador, com o objetivo de capturar as primeiras luzes do dia e registrar as imagens mágicas das Torres del Paine ao fundo, com o Lago Pehoe iluminado pela luz suave da manhã. Após as fotografias, faremos uma pausa para um café enquanto aguardamos a atividade dos animais na região.
A principal missão do dia será observar e fotografar pumas e raposas nas trilhas próximas. Com um pouco de sorte, poderemos avistar um Puma em pleno movimento, uma oportunidade rara e desafiadora para os fotógrafos.
Seguiremos para a região do Glaciar Grey, onde faremos uma pausa para almoço, rodeados pelos gigantescos icebergs que se desprendem do glaciar. Este é um local perfeito para capturar imagens de contrastes entre o gelo e as imponentes rochas ao fundo, além de possíveis avistamentos de pumas ao longo da costa. A luz suave do final da tarde cria uma atmosfera mágica para fechar o dia com fotos memoráveis.
Retorno ao hotel e pernoite.
Dia 5 23/07/2026 – Torres del Paine
Saída antes do amanhecer em direção à Laguna Amarga, onde teremos mais um dia de busca e observação de pumas com o auxílio do guia especializado. A região é famosa por sua fauna, e as chances de fotografar esses felinos ao amanhecer são altas, já que eles costumam se deslocar durante as primeiras horas do dia. Durante o trajeto, faremos paradas para fotografar a vida selvagem local, incluindo raposas e guanacos, sempre atentos ao comportamento dos pumas.
Após o trekking de nível moderado, retornaremos ao Mirador Pehoe, onde o cenário impressionante com as Torres del Paine ao fundo será perfeito para mais capturas ao amanhecer. Mais uma vez, o guia nos ajudará a identificar os melhores pontos de observação para capturar imagens exclusivas da vida selvagem.
Na parte da tarde, seguimos para o Glaciar Grey para uma última oportunidade de fotografar os icebergs e, quem sabe, registrar a presença de pumas ao redor da região. A luz do fim de tarde proporcionará ótimas condições para fotos dramáticas, com o contraste do gelo contra o maciço rochoso.
Retorno ao hotel e pernoite.
Dia 6 24/06/2026 - Torres del Paine / Puerto Natales
Encerramos o ultimo dia de Photo tour em Torres del Paine com capturas do amanhecer nas margens do Lago Pehoe. Na sequência translado ao aeroporto de Puerto Natales e fim da expedição fotográfica Patagônia Chilena.
DETALHES
Fabio Bittar , São José dos Campos
“Ja estive em outros dois Phototours com o Renato Machado. As experiências vividas naqueles dias serão carregadas para sempre."
Paulo Madeira , São Paulo
Marcelo Bargiela , São Paulo
“Foi simplesmente fantástico. Seu trabalho na escolha do local, roteiro e acompanhamento revelou cuidado e respeito .”
Sou o Renato Machado
fotógrafo e autor dos livros Paisagens Secretas Sul do Brasil e Cânions e Balões, dedica-se à fotografia há mais de 10 anos.
Durante esse tempo, viajou pelo deserto do Saara, Egito, Noruega, Ilha de Páscoa, Arquipélago da Polinésia, porém foi a partir de 2015, depois de uma viagem à Patagônia, que a paixão virou assunto sério na vida dele, que se especializou em fotografia de paisagem. Natural de Florianópolis, Santa Catarina,



.jpg)
%20(3).jpg)



