top of page

Por que a aurora boreal ficará mais incrível em 2024

O efeito conhecido como Máximo Solar tem como efeito aurora boreal com mais cores e intensidade.


Este efeito iniciou em 2022 e com previsão de pico 2024. Isso quer dizer que 2024 será um ano incrível para ver este fascinante espetáculo da natureza.



Tive a felicidade de presenciar parte do Máximo Solar em 2022 e 2023 na Ilha de Senja - Noruega, considerado um dos melhores lugares para avistar a Aurora Boreal.


Neste dois anos, realizei expedições fotográficas onde tivemos o grande privilégio de ver a Aurora Boreal todos os dias.


"....oxigênio em altitudes mais elevadas, geralmente acima de 200 quilômetros, produz tons de vermelho e rosa quando excitado pelas partículas solares"


Entretanto as expectativas para 2024 são ainda maiores, com muito mais intensidade e cores.


O que é o máximo solar?


A Aurora Boreal é causada pelo Sol, mais especificamente quando partículas carregadas, vindas de tempestades solares, viajam em direção à Terra e reagem com gases atmosféricos. Ela só pode ser vista ao redor do polo, onde o campo magnético da Terra é mais fraco.



Embora esse processo possa acontecer a qualquer momento, a quantidade de energia liberada pelo Sol muda ao longo do tempo. Em média, o ciclo da atividade solar aumenta e diminui durante um período de aproximadamente 11 anos. Neste momento, estamos caminhando para um período de alta atividade esperada, conhecido como máximo solar.


Pål Brekke, chefe de pesquisa espacial do Centro Espacial Norueguês, disse à rede norueguesa NRK que estamos a meio caminho do próximo máximo solar. “Teremos bons anos pela frente”, disse ele, acrescentando que, se as médias se confirmarem, o próximo máximo solar deve ocorrer em 2024.


*Fonte Forbes


Isso significa um período de 3 a 5 anos de atividade significativa da aurora boreal. Se você sempre quis ver as luzes do norte, agora é um ótimo momento para começar a planejar sua viagem.


O que causa a Aurora Boreal e suas cores?


A aurora boreal exibe uma variedade de cores deslumbrantes devido aos diferentes gases presentes na atmosfera terrestre. O oxigênio em altitudes mais elevadas, geralmente acima de 200 quilômetros, produz tons de vermelho e rosa quando excitado pelas partículas solares. O oxigênio em altitudes mais baixas, entre 100 e 200 quilômetros, contribui para as cores verdes e amarelas.


Além disso, o nitrogênio na atmosfera pode criar tons de violeta e azul. A combinação dessas cores cria um espetáculo visual fascinante, com a intensidade e a variedade das cores dependendo da composição atmosférica e da energia das partículas solares. Cada exibição de aurora boreal é única, oferecendo um espetáculo natural incrível nas regiões polares.


Fotografando a Aurora Boreal


Atualmente além da câmera fotográfica, conseguimos fotografar a Aurora Boreal com os celulares de última geração.

Porém é muito comum encontrar no mercado propostas para caçada a Aurora Boreal de riscos e incertezas.

Quando falamos sobre a Expedição Fotografica para caçada a Aurora Boreal, não podemos esquecer dois grandes fatores. O primeiro a possibilidade mágica de poder contemplar e vivenciar está grande experiência. É de colocar lágrimas nos olhos.

A segunda possibilidade, a captura de lindas imagens da Aurora Boreal e claro com boas composições.


Alguns "gurus" da Aurora Boreal entregam muitas vezes parte disso ou nada. Sonhos que podem virar pesadelo ou frustração. Tenho presenciado muitas expedições de beira de estrada.


" ....Senja é considerado um dos melhores lugares para ver Aurora Boreal no mundo. "


Uma expedição fotografica requer muita experiência, planejamento, paciência e tempo.

Este efeito natural é versátil, precisamos saber onde vai ocorrer, qual o melhor horário e no local do evento, qual a possibilidade de ter uma bela composição. Lembrando sempre que tudo isso ocorre em temperaturas gélidas.


Ilha de Senja, o melhor lugar para caçar Aurora Boreal.


Senja, muitas vezes chamada de "Senja a bela" ou a " mini Noruega" , oferece uma variedade de maravilhas naturais. Seus fiordes, como o Fiordo Okshornan, criam paisagens dramáticas com picos rochosos refletidos nas águas tranquilas. As praias de areia branca, como Mefjordvær, contrastam com o cenário montanhoso.



As auroras boreais são um espetáculo noturno inesquecível, especialmente durante os meses de outono e inverno. Atualmente, Senja é considerada um dos melhores lugares para ver Aurora Boreal no mundo.


Além disso, o Parque Nacional Ånderdalen, com suas trilhas deslumbrantes, oferece oportunidades para explorar a flora e fauna locais. Não se pode esquecer dos vilarejos encantadores, onde a cultura local e a hospitalidade norueguesa são vivenciadas.


Senja é verdadeiramente um paraíso para quem busca aventuras na natureza e maravilhosas fotos.


Não esqueça, em Outubro de 2024 vamos realizar a terceira edição do Phototour Aurora Boreal. Não perca esta grande oportunidade no Máximo Solar. Você é meu convidado para viver está grande experiência.



Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page