top of page

Ponte dos Papagaios

Ponte dos Papagaios, também conhecida por Ponte de Dom Pedro, constitui um patrimônio histórico e artístico do estado do Paraná. Sua denominação principal é devido ao rio em que esta localizada: o Rio dos Papagaios.

Localizada entre a divisa dos municípios de Palmeira e Balsa Nova, no quilômetro 50 da estrada BR-277, é uma ponte centenária, construída com pedras retiradas da região e tombada pelo Patrimônio do Paraná em 3 de setembro de 1973.

Construídas entre os anos de 1876 e 1877 com autorização do imperador brasileiro D.Pedro II, foi inaugurada, oficialmente, com a presença da comitiva real em 1880 .

Considerada um monumento de engenharia brasileira do século XIX, foi a primeira desse gênero na província, sendo que o seu projetista foi o capitão do exército Francisco Antônio Monteiro Tourinho, que era engenheiro militar, sob a responsabilidade do presidente (provinciano) Lamenha Lins.

Sua construção era uma reivindicação do povo de Palmeira para facilitar e encurtar as viagens na antiga Estrada do Mato Grosso, única ligação entre a capital: Curitiba e os municípios situados do planalto dos Campos Gerais do Paraná.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page