top of page

Simulando HDR

Para quem gosta do equilíbrio de luz e quer aquela maior profundidade na fotografia, aí vai algumas dicas para simular o HDR.


HDR é a sigla para High Dynamic Range que, em bom português, significa Alto Alcance Dinâmico. Em palavras técnicas, significa a quantidade de luz de diferentes intensidades que consegue ser gravada pelas lentes da câmera.


A maioria dos celulares tem a função HDR manual e automática e nas câmeras DSLR através da função bracketing.


Porém, o objetivo deste curto artigo é lhe dar algumas dicas de como simular o HDR a partir de uma única captura.


Todos os fotos em HDRs que gero, são sempre a partir de capturas distintas ( -1, 0, +1 ) ou ( -2, -1, 0 +1, +2 ), claro que ajustadas ao nível de luz do ambiente e/ou do momento.


Esta é a foto original capturada. Veja que a exposição ficou mediana, tanto na parte inferior assim como para o céu, porém falta um pouco de profundidade. ( ISO 100 , f/5.6 , 1/40 seg )


Passo 1: No Lightroom fazer duas cópias adicionais ( cópias virtuais ). Sempre sobre o arquivo RAW;


Passo 2: Vá em duas das cópias e ajuste a exposição sendo uma para exposição -1 e outra para +1. Assim, ficaremos com três fotos da seguinte forma ( -1, 0, +1 ) conforme segue:

null

Passo 3: Selecionar as três fotos e escolha a função HDR ( Vamos escolher a função nativa do Lightroom conforme segue).

Segue o resultado do HDR via Lightroom nativo. Como a foto original já possuía um bom equilíbrio na exposição, o grande diferencial foi a profundidade. Nesta etapa, você pode dar uma maior incrementada na foto efetuando ajustes no fluxo de trabalho do Lightroom, como por exemplo claridade, vibração, cor, sombras e realce.

No comparativo que segue, você poderá perceber a diferença entre uma foto e outra.

Agora veja o resultado utilizando a ferramenta Photomatix Pro. Na minha opinião a melhor ferramenta para criação do HDR. O Photomatix Pro possui um link direto no Lightroom.

Resultado do Photomatix Pro sem nenhum pós processamento no Lightroom. A vantagem deste software são os vários perfis de filtros com alguns pré ajustes que ele oferece.

No Photomatix Pro além do equilíbrio na luz, você consegue muito mais profundidade e cor, e podendo escolher a melhor combinação de ajustes de acordo com sua preferência.

Esta é uma dica para você aprimorar a vivacidade da sua foto ou até mesmo salvar aquela captura de campo que não ficou conforme você desejava.

E para fechar a mesma fotografia com meu fluxo padrão de pós processamento.

Se quiser conhecer um pouco mais de HDR, segue uma dica literária. Um ótimo livre..Indico!!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page