top of page

Retorno ao Buraco do Padre

Olá amigos da fotografia, tudo bem? Na ultima semana retornei ao exótico Buraco do Padre em Ponta Grossa Paraná.

Na ultima vez que estive, aproveitei para conhecer um pouco a grande furna realizando algumas capturas bem legais. Porém ficou aquele gosto de quero mais além de uma certa frustração por não conhecer outro local exótico e dentro do parque, a Fenda da Freira.


O nome do local está ligado à história dos Padres Jesuítas que lá meditavam. O Buraco do Padre é uma furna que apresenta em seu interior uma imponente cascata de 30m, formada pelo Rio Quebra Perna. Trata-se de uma espécie de anfiteatro subterrâneo. Para acesso à furna é necessário percorrer uma trilha de 1km a pé com presença de obstáculos naturais. O acesso é fácil e a sua trilha principal foi recentemente reviltalizada, permitindo que cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção cheguem à furna.


Localiza-se na Região de Itaiacoca e é uma Unidade de Conservação, não é permitido acampar neste recinto. No ano de 2005, passou a integrar o então criado Parque Nacional dos Campos Gerais. O acesso ao local se dá pela Rodovia do Talco (PR 513) km 14. A partir do Campus Uvaranas da UEPG deve-se percorrer 16 km e virar à direita numa estrada não pavimentada. Após 6 km deve-se virar à esquerda para o acesso ao Buraco do Padre.


Chegando ao Parque Buraco do Padre fui direto a furna ou a Cachoeira do Buraco do Padre para aproveitar a grande abóboda ainda sem a luz direta do sol em seu interior.


Esta foto foi na entrada, hoje com um deck de acesso para cadeirantes. Na primeira vez que fui, o acesso era caminhando entre as rochas e o pequeno rio Quebra Perna. A foto que segue demonstra como era.

Após o batismo de entrada fui na captura de novos ângulos dentro da Furna. Dependendo do angulo da captura as formas, luzes e efeitos variam. Seguem algumas capturas.

Na foto superior uma visão do buraco, a caverna ou a furna e a cachoeira, utilizando uma lente grande angular. Aqui aguardei o surgimento de uma nuvem para dar maior brilho e beleza na captura.

Nesta foto, como já um padrão nas minhas capturas, me inseri na foto para dar uma noção da amplitude do local. Aquela pequena abertura ao fundo com luz é o portal da primeira foto deste blog.

Agora é hora de conhecer a Fenda da Freira, outro local dentro do parque que eu ainda não conhecia. Mesmo sendo uma fenda curta a beleza e sem igual.

A Fenda da Freira é fora de série. Uma cavidade natural com cerca de 300 m de comprimento que te faz viajar no tempo e na história. O seu acesso se dá pela Trilha do Favo, no caminho da Trilha do Buraco.

Realmente a textura das paredes escavadas pela agua e pelo vento assim como as cores ficam ainda mais destacadas com os raios de sol que entram na fenda estreita.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page